Acesso rápido

Você está em: Home  >  Notícias
Versão para impressão Aumentar o contraste Aumentar a fonte Diminuir a fonte Tamanho do texto
Notícias
30/07/2010
Ferrous firma Termo de Compromisso com Ministério Público referente à mina de Viga

A Ferrous Resources do Brasil firmou com o Ministério Público de Minas Gerais um Termo de Compromisso (TC) referente ao empreendimento Mina Viga, em Congonhas. A iniciativa, inédita, tem como objetivo garantir a transparência e o controle da legalidade do processo de licenciamento ambiental.

 

A Ferrous se comprometeu, a título de medida compensatória ambiental, a elaborar estudos de Análise de Impactos Cumulativos dos Empreendimentos Mínero-Metalúrgicos e um projeto de monitoramento da qualidade do ar. Ambos os estudos serão extensivos a toda a região de Congonhas, e não apenas às áreas de atuação da empresa.

 

"Os estudos são fundamentais para garantir a sustentabilidade ambiental do município, em especial no que se refere à poluição atmosférica e à avaliação dos impactos cumulativos e sinérgicos dos empreendimentos minerários", disse o promotor de Justiça Luciano Badini, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.

 

O TC prevê, ainda, que a empresa realize o georreferenciamento do Parque Estadual Serra do Rola-Moça, Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 1994 e localizada nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.

 

“Com a elaboração desses estudos, a Ferrous e o Ministério Público de Minas Gerais se colocam na vanguarda da preservação ambiental, uma vez que direcionam as medidas compensatórias dos empreendimentos em Congonhas para o benefício direto do meio ambiente. Além disso, a empresa assume seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do Estado", destacou o superintendente de Meio Ambiente Cristiano Parreiras.

Imagens