Acesso rápido

Você está em: Home  >  Notícias
Versão para impressão Aumentar o contraste Aumentar a fonte Diminuir a fonte Tamanho do texto
Notícias
10/05/2011
Ativo mineral da Ferrous na Bahia conquista certificação internacional

A Ferrous Resources do Brasil conquistou a certificação internacional dos recursos da mina Jacuípe, em Coração de Maria (BA), localizada a cerca de 90 quilômetros de Salvador. A Golder Associates certificou 1,132 bilhão de toneladas de recursos inferidos, com teor médio de 27,22%. Jacuípe possui ainda áreas em estágio inicial de exploração geológica, com potencial de acrescentar 500 milhões de toneladas de minério de ferro. A empresa já investiu US$ 13,2 milhões em pesquisas minerais, tendo realizado 127 furos de sondagem – cerca de 22,5 mil metros perfurados.

 

A Mina Jacuípe foi adquirida pela Ferrous em maio de 2009. Desde então, a empresa vem trabalhando intensivamente na pesquisa geológica. “Os próximos passos em Jacuípe são o detalhamento geológico da jazida e a elaboração de estudos de processos, ensaios tecnológicos e de engenharia conceitual”, explica o superintendente de Geologia e Planejamento de Lavra da Ferrous, Marcelo Batelochi.

 

Jacuípe terá vida útil de 20 anos e produzirá 12 milhões de toneladas. “A conquista de mais uma certificação internacional comprova que estamos no caminho certo, ao investirmos em um ativo mineral com grande potencial exploratório na Bahia, uma das novas fronteiras da mineração no Brasil”, destaca o presidente da Ferrous, Mozart Litwinski.

 

A Golder Associates e a SRK também auditaram os recursos minerais das minas Viga, em Congonhas, Serrinha e Esperança, em Brumadinho, e Santanense, em Itatiaiuçu, todos ativos minerários da Ferrous localizados no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, totalizando 5,1 bilhões de toneladas de recursos minerais certificados internacionalmente.