Acesso rápido

Você está em: Home  >  Notícias
Versão para impressão Aumentar o contraste Aumentar a fonte Diminuir a fonte Tamanho do texto
Notícias
01/09/2011
Ferrous obtém licença de Instalação para terminal ferroviário de Viga

A Ferrous obteve nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, junto ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), a licença de Instalação para o terminal de embarque ferroviário da mina Viga, em Congonhas. A obtenção dessa licença é um importante passo para consolidação dos planos da empresa, pois permite o início da construção da infraestrutura necessária para escoar o minério de ferro produzido na mina via ferroviária. As obras começarão imediatamente e deverão ser concluídas em 90 dias.

 

“O início da construção do terminal ferroviário de Viga significa a entrada definitiva da Ferrous no mercado de minério de ferro, pois com ele se viabiliza a logística inicial necessária para o escoamento da produção, que mais tarde será consolidada com a construção do mineroduto e de um porto próprio, projetos que estão em fase de obtenção de Licença de Instalação”, afirma o vice-presidente da Ferrous, Antônio Rigotto.

 

O terminal de embarque e modal ferroviário de Viga farão a conexão da mina com a malha ferroviária da MRS Logística, que conduzirá o minério da Ferrous até o porto de Sepetiba, por onde a Ferrous exportará sua produção do segundo semestre de 2011. A capacidade de embarque do terminal ferroviário é de 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. “Quando o mineroduto ficar pronto, a intenção é que esse terminal continue operando para escoar sinter feed e demais tipos de minérios para o mercado interno”, explica Rigotto.

 

Mina Santanense recebe Licença de Operação (LO)

 

A Ferrous também obteve hoje a Licença de Operação (LO) para lavrar 864 mil toneladas por ano na mina Santanense, no município de Itatiaiuçu (MG). Santanense tem capacidade total de 105 milhões de toneladas ROM (produção bruta lavrada), e já tem planos de expansão da sua produção para 5 milhões de toneladas por ano. A produção em Santanense complementará a das minas Esperança e Viga.